quinta-feira, 2 de setembro de 2010

A dor da saudade

Outro dia, numa festa de família, me peguei observando todos à minha volta. Vi meus primos jogando vídeo game, meus tios conversando sobre o trabalho, minha mãe na cozinha procurando o prato que combina com os talheres e com a toalha, meu pai tirando um cochilo no sofá enquanto a comida não está pronta, meus irmãos brigando para ver quem é melhor, minha avó dizendo emocionada o quanto ela quer ver os netinhos se formarem e casarem, e finalmente... Meu avô passando de pessoa em pessoa perguntando quem quer um copo de bebida ou outro prato de comida. Exibindo seus netos para as visitas como prêmios. ‘’Olha minha neta que linda! Ela tirou 10,00 no projeto da escola! Olha aquele então, fez dois gols no campeonato de futebol’’.Foi estranho. Eu nunca tinha parado para pensar na minha própria família, na minha própria vida.
De repente imaginei como seria aquela sala vazia. Sem os gritos dos meus primos, sem minha mãe pedindo ajuda, sem meus avôs orgulhosos de serem os criadores daquilo tudo. Senti até saudade dos meus irmãos dizendo que eu sou a pior irmã do mundo. Estranho nós só pensarmos nessas coisas quando algo nos ameaça. Pode ser uma dor, um amor, ou qualquer coisa que te faça ver que toda aquela cena que você está presenciando não é para sempre.As pessoas que estão nela vão embora. Sua mãe... Aquela que chega do trabalho cansada, mas que sempre trabalha mais por você e seus irmãos. A mesma que acorda de madrugada com um sorriso no rosto para cuidar de você. Aquela que se esquece dos próprios problemas para cuidar dos nossos, e consegue dinheiro para gastar com a gente. Ela não vai estar aqui para sempre. Seu pai... Aquele que te ensinou a andar de bicicleta, que te levou no cangote até não agüentar mais, que deixou você se sujar de sorvete e depois rolar na grama. O mesmo que te mostrou a importância da honestidade. Também não vai estar aqui para sempre. Tem os irmãos. Mesmo que ninguém queira admitir, todos sentirão saudades. Saudades das brigas, das brincadeiras, das companhias na hora do tédio, da única salvação naquela viagem chata, dos segredos, da cumplicidade, e por que não do verdadeiro amor que existe entre todos os irmãos do mundo?Eu já ouvi em algum lugar que para saber o valor das pessoas é preciso pensar em perdê-las. Pois é, eu nem tive tempo de pensar nisso. Quando eu vi já tinha acontecido. A pessoa que eu mais amava no mundo, e descobri isso da pior maneira possível, estava num lugar que nunca o tinha imaginado. Meu avô, aquele senhor ativo e sorridente que você cruzava na rua. Sabe aquele que estava disposto a ajudar? Ia buscar pão para família, fazia almoços de domingo e sempre abria mão do dele para a felicidade de toda a família? Pois é, ele se foi de uma forma breve, rápida. Tenho fotos recentes dele dançando na sala com todo mundo, e fazendo as caipirinhas que só ele sabia fazer, lembro claramente de quantas vezes ele dizia que ia me levar ao altar.Você acha que sabe o que é a saudade? Já vou logo lhe avisando que saudade não é um amigo que mora longe, não é uma amizade destruída e muito menos um lugar que não voltamos faz tempo. Saudade é literalmente querer abraçar e não conseguir, querer ouvir a voz novamente e não poder. É ter a total convicção que aquela pessoa você nunca mais, eu disse nunca mais mesmo, vai entrar pela porta da sua casa com um sorriso no rosto e falar: ‘ Olha quem está aí !’ Saudade é saber que você não pode mais olhar para ele e dizer o quanto sente muito, sente o suficiente para não ter nem mais forças para chorar. É saber que talvez vocês nem se encontrem mais. Por isso, não banalize a saudade. É uma palavra que só pode ser utilizados em casos extremos. Um deles é esse. Espero poder continuar por muito mais tempo pensando nas pessoas que me rodeam, e o principal, mostrando-as de alguma forma o quanto são importantes. Sei que de algum jeito meu avô está na sala com a gente observando, assim como eu, as pessoas mais essências de nossas vidas. Observe você também...

3 comentários:

  1. Choro sempre que leio, a Fe conseguiu em palavras, dar o verdadeiro significado de SAUDADE .Te amo Fe.Mamae

    ResponderExcluir
  2. Fe, vi no FB a Marcia falar do seu textos Saudade li e quiz deixar meu recadinho procê. Seu texto é comovente,terno e profundamente verdadeiro, Essa é uma bela lição da vida -, não a perda em si, mas o reconhecimento do valor das pessoas que as ausencias nos apontam, a vivencia das mesmas, e por fim a aceitação de que somos somente o rio por onde a água passa,- que com certeza nos faz mais felizes lá na frente. Parabéns pela delicadeza!
    Beijos
    Camis

    ResponderExcluir
  3. (Solange Serpa)

    Fernanda, lembro de você pequenina, correndo e brincando quando seus pais iam a festa de amigos em comum. Hoje,lendo o seu blog vejo uma mulher madura, que, através das suas histórias consegue tocar fundo a alma das pessoas. Lindo demais o que vc escreveu. Verdadeiro e universal. Fico feliz pela Marcia e o Zé que conseguiram deixar pronta para a vida uma pessoa como você. bjs. Sol

    ResponderExcluir